Como evitar rotas inadequadas feitas por funcionários

Tempo de leitura: 3 minutos

Como evitar rotas inadequadas feitas por funcionários

Ter uma empresa com veículos pode se tornar uma grande dor de cabeça se não tiver um controle de rotas adequado.

Quem tem uma empresa que possui veículos que estão a todo momento fazendo entregas, indo em residências, serviços em geral… Deve se preocupar se o funcionário está acompanhando sua rota corretamente ou se ele está desviando dela.

Pensando nisso, a Máxxima Segurança preparou este artigo com algumas dicas usadas por algumas empresas e que dão certo se aplicadas corretamente de como evitar rotas inadequadas feita por funcionários.

1- Comunicação com os funcionários

Uma coisa que não pode faltar é a comunicação entre patrão e funcionário. Saber de tudo o que está acontecendo na empresa é fundamental, principalmente quando se tem veículos rondando.

Saiba sempre quais os caminhos que ele percorreu, faça com que seu funcionário se sinta confortável em falar com você e que você possa confiar nele. Tudo isso é possível com um bom contato e sempre ter educação. Quem trabalha dirigindo, seja para fazer rondas, entregas, assistência… geralmente tem uma jornada muito cansativa, e para isso é necessária a compreensão do patrão para com ele e a paciência do funcionário.

Unindo diálogo com disciplina você terá muito mais benefícios e um controle bem maior do que acontece dentro de sua empresa.

2- Quilometragem

Esse método é muito utilizado em várias empresas que possuem veículos e que têm um número grande e funcionários. Geralmente os próprios motoristas anotam suas quilometragens, outras empresas têm outra pessoa que faz esse serviço. Toda vez que o funcionário for fazer uma rota é necessário anotar a quilometragem inicial, o horário de saída, a quilometragem final e o horário de chegada. Isso irá te dar um controle maior do que está acontecendo e evitará rotas inadequadas.

Veja um exemplo abaixo do que pode ser feito.

Veja aqui o guia básico de como economizar combustível.

3- Combustível

Da mesma maneira que você pode fazer uma planilha de quilometragem, é recomendado também junto à ela incluir um espaço para o combustível. Colocar quando e em qual posto fora abastecido o veículo, quanto foi gasto, quantos litros foram gastos…

O controle de combustível vai muito além de saber quanto o carro andou, mas também te ajuda a controlar o quanto está sendo gasto a cada abastecimento e o quanto dura aquele combustível no automóvel.

4- Crie um termo de autorização de responsabilidade

Peça ao funcionário que ele assine um termo de responsabilidade para que ele fique ciente dos locais que ele deve ir e não desviar as rotas programadas. Junto a esse termo, coloque o que você pretende para ele e as obrigações que ele deve ter na empresa. Pontue também sobre as penalidades sobre a falta do cumprimento das obrigações listadas.

Este termo dará uma autoridade maior ao patrão e deixará o funcionário com a responsabilidade de cumprir as obrigações sem desviar delas.

Conclusão

Para evitar rotas inadequadas feitas por funcionários, é necessário seguir essas dicas acima, caso uma só não funcione, tente aplicar todas e fazer testes do que pode te ajudar mais.

Lembre-se de que existem várias outras possibilidades, porém listamos aqui as mais importantes e que vêm trazendo mais resultados às grandes empresas.

Aqui no blog tem várias outras dicas para você e sua empresa, dicas sobre segurança e muito mais. Saiba mais.